A reforma tributária do consumo terá impacto distinto nos setores da economia. De modo geral, especialistas ouvidos pelo JOTA afirmam que a nova sistemática trouxe simplificação, neutralidade e transparência.
No entanto, a depender do segmento, as mudanças tendem a ser positivas ou negativas para as empresas. Um dos setores mais prejudicados é o de serviços, que tem a maior parte das despesas concentrada em mão de obra e aluguel, que não dão direito a créditos do IBS e da CBS.
A estimativa é que a carga tributária nesse setor salte de cerca de 9% para 28%. Profissionais liberais e empresas de telecomunicações também devem ser atingidos negativamente pela reforma, entre outros.
Por outro lado, a avaliação é a de que as novas regras devem favorecer empresas de áreas como construção civil, educação e turismo, beneficiadas com a redução das alíquotas do IBS e da CBS.
No primeiro caso, por exemplo, embora as construtoras tivessem pedido redução de 60% nos novos tributos, a concessão de desconto de 50% ainda pode garantir às empresas uma carga tributária próxima da atual. O que há é uma preocupação com o aumento da burocracia.
O JOTA ouviu especialistas e entidades representativas para entender o impacto em 10 setores.
Voltar para a listagem de notíciasOferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Passagem Pedro Gomes, 825-B, Complexo Globo, Salas 12, 13 E 14, Sudam I - Altamira / PA - CEP: 68371-105
Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.
Rua Pedro Alvares Cabral, Sala 03, nº 108 , Centro
Uruará / PA - CEP: 68140-000
Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.
(93) 99198-1509
CRC/PA 001516/O
patricia.rodrigues@scrita.comEntre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.